Funcionalidades exclusivas para Gerentes de Loja
Ative ou inative vendedores, redistribua a carteira de clientes de um vendedor inativado ou crie novos usuários para a loja através do acesso do Gerente de Loja no Oto.
Inative um vendedor
• Abra o menu do aplicativo e vá para Gestão de Vendedores;
• Clique no vendedor que deseja desativar;
• Após, troque o status do vendedor para Inativo;
• Salve para finalizar o processo.
💡 Depois que o vendedor estiver inativo, é possível redistribuir sua carteira de clientes para um vendedor específico de sua loja ou realizar a distribuição dos clientes de forma equilibrada entre todos os seus vendedores cadastrados e ativos.
Para selecionar a distribuição para um vendedor específico, basta buscar o nome do vendedor para o qual você deseja direcionar os contatos dos clientes.
Se você optar por distribuir a carteira do vendedor inativo de forma equilibrada entre todos os vendedores, você deve selecionar a opção "Aleatório" Para finalizar o processo, clique em “Salvar”.
Inativando um vendedor
Ative um Vendedor
• Abra o menu do aplicativo e vá para Gestão de Vendedores;
• Clique mo vendedor que deseja ativar;
• Após, troque o status do vendedor para Ativo;
• Salve para finalizar o processo.
Crie usuários e acessos
Acesse o Oto Analytics e clique em Configurações >> Usuários e permissões;
Clique em Novo Usuário;
Preencha os campos e, após, clique em Cadastrar Usuário.
Funcionalidades exclusivas para Gerentes de Loja
Ative ou inative vendedores, redistribua a carteira de clientes de um vendedor inativado ou crie novos usuários para a loja através do acesso do Gerente de Loja no Oto.
Visão de Resultados para Gerentes de Loja
Gerentes têm acesso a dados de receita, ranking dos vendedores e análise por lojas e vendedores. Acesse os resultados no card da home inicial do Oto ou no menu sanduíche, no item Vendas a partir de contatos.
Em cada período é possível visualizar:
• Atividades sugeridas;
• Conversas iniciadas;
• Conversas finalizadas;
• Vendas atribuídas;
• Receita atribuída;
• Taxa de conversão;
• Receita gerando saldo.
Links úteis para Gerentes
Passo a passo para
iniciar um atendimento
Inicie o contato pelo Oto
Visão de resultados para Vendedores de Loja
Vendedores têm acesso a dados de vendas geradas através dos contatos realizados no Oto e a receita total atribuída a cada vendedor. Acesse os resultados no card da home inicial do Oto ou no menu sanduíche, no item Vendas a partir de contatos.
Em cada interação é possível visualizar:
• O dia do contato;
• O dia da compra;
• A quantidade de produtos;
• O valor total da compra;
• O acesso ao perfil completo do cliente.
Sempre que o vendedor realizar uma venda, após o contato no Oto, é possível visualizá-la diretamente no app.
Links úteis para vendedores
Visão de resultados
para Vendedores de Loja
O que é uma Campanha?
Campanhas são regras criadas pelas marcas para o vendedor interagir com o cliente.
Para muitas empresas, este é o principal método para adquirir clientes, aumentar as vendas e reforçar o posicionamento.
O Limitador de Sugestões define a quantidade ideal de sugestões diárias, considerando: horas trabalhadas, ociosidade, tempo médio de conversa. A configuração é realizada pela marca para manter os vendedores engajados.
Para distribuir os clientes entre os vendedores, é feito um cálculo diariamente que direciona o cliente para o vendedor que tem a maior quantidade de vendas realizada para o respectivo cliente naquele momento.
O que é uma Quarentena?
A quarentena é uma periodicidade configurada para que a marca seja efetiva em sua mensagem, entregando as informações para o cliente certo e com a melhor frequência possível.
Problemas de disponibilidade da plataforma;
Relato de inconsistências;
Relato de comportamento inesperado da plataforma.
Problemas em instalar o aplicativo nos dispositivos;Geração de novos acessos ou mudança de senhas;Dúvidas sobre como usar a plataforma.
Começando o contato
Apresente-se e explique o motivo do contato;
pergunte se o cliente tem interesse em continuar recebendo mensagens suas, caso o cliente responda não, realize o Opt-out no Oto.
Seja empático e gentil
Chame o cliente pelo nome e cuide o tom da mensagem. Se você conhece o cliente ou conversou com ele antes, leia o histórico da conversa e acesse o perfil do cliente no Oto.
Utilize as sugestões
As mensagens sugeridas no Oto foram definidas pela marca, com o intuito de diminuir práticas sinalizadas como Spam. É possível editar a mensagem, se necessário.
Seja ágil nas respostas
Responda seus clientes de forma rápida e assertiva. Evite erros de ortografia e pontuação ou a utilização de gírias em excesso, que possam atrapalhar a comunicação com o seu cliente.
Utilize o espelhamento
Se o cliente responder de modo curto/ breve, responda da mesma forma, sendo mais objetivo e sucinto. Se o cliente tiver dúvidas mais longas e complexas, seja mais detalhista em suas respostas.
Responda no mesmo formato
Converse com o cliente utlizando o mesmo formato de mídia. Caso ele envie áudios, responda em forma de áudio. Caso ele envie imagens, retorne com fotos dos produtos.
Nada de textão
Ao iniciar um diálogo, não envie uma única mensagem em formato de textão. Além da mensagem sugerida pelo Oto, envie uma segunda mensagem para que o WhatsApp entenda que é você realizando o envio.
Utilize o 4g em vez do Wi-Fi
Se cada vendedor possui um nº de celular para contatar clientes, mas todos utilizam o mesmo Wi-Fi, o WhatsApp interpreta que todos estão associados a mesma rede (nºde IP). Se houver denúncias de spam, ele pode acabar bloqueando os números associados ao IP.
Uma conversa é uma troca de informações, ideias, opiniões e sentimentos entre duas ou mais pessoas. Instigue o seu cliente a responder. Faça perguntas, gere conversa! Assim, você estará criando uma relação.
Organização da Rotina
Crie grupos de WhatsApp para incentivar e engajar os vendedores.
Garanta que todas recebam o treinamento inicial antes da utilização do Oto.
Acesse a Central de Ajuda dentro do menu no app e confira artigos, dúvidas frequentes, vídeos e muito mais! Tudo para o vendedor ser um craque no Oto CRM.
Cultura de Cadastro
Os dados são a essência de um CRM. Através deles é possível entender o comportamento e preferências do consumidor.
Acesse o Oto Academy e implante uma cultura de CRM na sua loja, garantindo que os dados dos clientes estejam sempre corretos e atualizados.
Se você não possui acesso a plataforma, mande um e-mail para academy@otocrm.com.br
Começando o contato
Apresente-se e explique o motivo do contato;
pergunte se o cliente tem interesse em continuar recebendo mensagens suas, caso o cliente responda não, realize o Opt-out no Oto.
Seja empático e gentil
Chame o cliente pelo nome e cuide o tom da mensagem. Se você conhece o cliente ou conversou com ele antes, leia o histórico da conversa e acesse o perfil do cliente no Oto.
Utilize as sugestões
As mensagens sugeridas no Oto foram definidas pela marca, com o intuito de diminuir práticas sinalizadas como Spam. É possível editar a mensagem, se necessário.