Desafios do projeto
Após enfrentar dificuldades em suas lojas físicas, em razão da pandemia, a Volpato percebeu que necessitava de um novo processo de vendas, indo ao consumidor e não esperando ele chegar na loja. Os vendedores usavam o WhatsApp como ferramenta de vendas, porém o processo era muito manual, imprimindo listas de clientes em aniversário para fazer disparos de mensagens em massa (lista de transmissão).O principal desafio da Volpato era automatizar o cruzamento dos dados de clientes e o contato por canais digitais, e ao mesmo tempo adotar uma abordagem personalizada no atendimento e relacionamento.
Solução
A Volpato passou a usar o Oto CRM como ferramenta de orquestração da sua estratégia omnichannel, centralizando os dados dos clientes online e offline para permitir contatos mais assertivos. Após o início do projeto, os vendedores começaram a receber diariamente sugestões de campanhas com base no lifecycle dos clientes (como aniversário, carrinho abandonado, clientes inativos e muito mais).A comunicação é feita principalmente por Whatsapp, com comunicação personalizada de acordo com as preferências do cliente. O atendimento é feito por canais digitais, mas permeia os pontos físicos, já que o vendedor pode convencer o cliente a ir até a loja, ajudá-lo a comprar no e-commerce ou fazer a venda com opção de entrega.
Resultados
Segundo Rodrigo Paes, gerente-geral de operações da Volpato, em entrevista para a GZH, o impacto positivo nas vendas já pode ser sentido nas primeiras semanas de uso.
Após seis meses de uso da ferramenta diariamente em 30 lojas por cerca de 120 vendedores, a Volpato gerou mais de R$2 milhões de receita em vendas atribuídas aos contatos realizados pelo Oto. Em algumas unidades da rede, os resultados representam o equivalente a 30% de toda a receita.
Tudo isso além de fortalecer o relacionamento com o cliente e oferecer uma experiência de compra que supera as suas expectativas, podendo transitar de forma fluida entre todos os canais da marca.