(dados de novembro de 2022)
Oto + TVLAR = sucesso sem fronteiras
Contexto:
Uma das maiores redes varejistas do Norte do país, a TVLAR é parte importante do cenário econômico do Amazonas, um estado com extensa e rica geografia. Para contornar a dificuldade de acesso às lojas que ficam no interior, onde muitas vezes só se chega de barco, a marca buscou formas de acelerar a sua atuação digital.
Foi nesse contexto que o Oto chegou à TVLAR. O desafio era tornar o processo de vendas omnichannel, integrando as lojas físicas e o e-commerce, além de aproximar o relacionamento entre vendedores e clientes. Tudo isso considerando a realidade de cada região, onde algumas filiais são impactadas pelas peculiaridades da logística e o sinal instável de telefone e internet.
Antes do Oto, a marca não executava estratégias de relacionamento com os clientes usando os dados de comportamento e histórico de compras. Nas lojas físicas, os vendedores também não eram adeptos ao uso de tecnologia e CRM para apoiar o trabalho de vendas.
Solução
Por confiar nos resultados que o Oto traria para suas lojas, a TVLAR desenvolveu uma verdadeira força-tarefa para adequar seus times e aumentar a adoção à plataforma, que era baixa no início do projeto.
Para reforçar a estratégia de CRM, foi destinada uma equipe responsável por definir e aplicar as réguas de campanhas que os vendedores recebem diariamente no Oto. Mas o verdadeiro desafio ainda estava na linha de frente: mostrar aos times de loja a importância da tecnologia para entregar uma experiência mais completa de atendimento aos clientes e, consequentemente, aumentar as conversões de vendas.
Resultados:
Time engajado e que vende mais
Todas as ações organizadas pelo Oto e TVLAR impactaram diretamente nos resultados do time de vendas usando o Oto, em especial no aumento do engajamento em conversas iniciadas pelos vendedores no app. Em junho, o engajamento nas campanhas da TVLAR era de 1,4% e chegou a 86% em outubro. Em novembro, devido às estratégias de Black Friday em loja, o engajamento nas campanhas ficou em 82%, mas ainda acima da média recomendada (80%) e garantindo um total de 21,3% da receita geral da marca atribuída aos contatos iniciados no Oto.
O aproveitamento dos dados de comportamento e a criação de segmentações qualificadas nas campanhas garantiram que os vendedores se relacionassem melhor com seus clientes, enviando a mensagem certa no momento certo. Essa mudança promoveu um aumento geral na taxa de conversão, com um número recorde de 3481 vendas atribuídas ao Oto em novembro.
E o grande diferencial da TVLAR é o time altamente engajado. Hoje, a marca tem cases de sucesso entre seus próprios vendedores, como é o caso de um profissional que possui cerca de 70% das suas vendas atribuídas ao Oto. Ele garante esse resultado por meio da otimização do seu tempo, disponibilizando 50% da carga horária para atendimentos em loja, e 50% para os contatos pelo Oto, realizando também o atendimento e pós-venda de seus clientes nos canais digitais.