Oto + Solar Móveis e Eletros: garra, vibração e muita energia!
Contexto:
Com mais de 34 anos de história, a Solar Móveis e Eletros se destaca como a principal referência no mercado do estado. Com o seu crescimento contínuo, a marca reconheceu a necessidade de implementar uma solução para aumentar o ciclo de vida (LTV) por meio de estratégias de fidelização e pós-venda, além de facilitar as interações entre vendedores e clientes. Depois de dobrar seu tamanho nos últimos 3 anos e com 56 lojas em operação, a marca ainda não tinha contato com nenhuma solução de CRM para lojas físicas. Com mais de 480 vendedores, era preciso potencializar o tempo do time em loja aplicando estratégias e direcionando comunicações personalizadas de forma fácil, inteligente e com poucos cliques.
Após visitas do time corporativo a algumas lojas, ouvindo preocupações e desafios dos vendedores, foi identificado que eles esperavam e dependiam de investimentos em publicidade e campanhas digitais para atrair mais clientes para a loja. Micael Azevedo, Gerente de Marketing da Solar Móveis e Eletros, ressalta: “Quem está somente no offline não percebe o valor da digitalização das lojas. Por isso, a visão de quem vem do digital é muito mais abrangente do que aquela que só enxerga a loja física.”
Outra preocupação da marca era que, ao utilizar as listas de transmissão para o envio de ofertas e produtos especiais através do WhatsApp, não era possível segmentar e personalizar essas comunicações.
Solução:
Após a implementação do Oto, a Solar Móveis e Eletros iniciou sua trajetória utilizando uma solução de CRM completa e que entrega sugestões de contato personalizadas para cada cliente de acordo com a sua jornada de compra. Fornecer essa experiência diferenciada e focada na personalização é a grande chave para aumentar a receita da loja física e criar uma relação mais fidedigna com seus clientes, e foi com essa estratégia que a Solar Móveis e Eletros viu o seu resultado decolar!
Outro destaque fundamental foi o esforço significativo para promover uma cultura de uso efetivo com o time de loja. Micael Azevedo exerceu um papel crucial ao engajar os vendedores para utilizar o Oto diariamente, além de acompanhar de perto o desempenho e o comprometimento nas lojas. Foi realizada uma força-tarefa para envolver o vendedor no projeto antes de partir para o uso da solução, destacando para o profissional o impacto que o CRM fará na sua rotina de vendas. Através de um grupo no WhatsApp, o time corporativo passou a ter um contato muito mais próximo com o vendedor, envolvendo o profissional e abrindo espaço para que ele contribua com ideias que façam sentido para a sua carteira de clientes. Além disso, desde o início do projeto, o comprometimento da marca com os treinamentos e o empenho em aprofundar o entendimento sobre o Oto CRM foram elementos fundamentais para alcançar uma taxa de 80% de StC* e um aumento de 13% no faturamento no mês de setembro.
*Suggestion to Chat Rate representa o percentual de conversas iniciadas em relação ao número de atividades sugeridas
Oto Academy
Desenvolvido exclusivamente para clientes Oto, o Oto Academy é uma plataforma de learning com conteúdos rápidos e práticos, pensados para que as marcas alcancem o seu full potential com o Oto e elevem a receita do seu negócio.
Utilizando a plataforma ao máximo, a Solar Móveis e Eletros é um exemplo de engajamento com os conteúdos. Primeiro lugar no ranking geral, Micael Azevedo utiliza o Oto Academy para fazer uma imersão sobre a solução. O resultado é iminente: em apenas um mês de uso, foram mais de 100 mil pessoas contatadas através de campanhas personalizadas com audiências bem segmentadas, colocando em prática o conhecimento adquirido na plataforma.
Resultados:
Unindo a digitalização do vendedor de loja com o empenho do time corporativo, a Solar Móveis e Eletros evoluiu suas estratégias de CRM e decolou seus resultados em pouco tempo. Iniciando a utilização da solução em setembro de 2023, a marca atingiu 19% da receita total atribuída ao Oto CRM e mais de 109 mil atividades sugeridas aos mais de 480 vendedores. Considerando os quatro principais vendedores da marca, já no primeiro mês, juntos eles representam o equivalente ao faturamento de uma loja apenas utilizando o Oto.
Agora com o Oto eu bato meta todo dia!
Dominando com maestria a solução e com o suporte constante ao time de vendas, a Solar Móveis e Eletros viu o despertar de um engajamento diferente, que mereceu até mesmo um grito de guerra: “Garra, vibração e muita energia, agora com o Oto eu bato meta todo dia!”. Foi com essa atitude e empenho dos times corporativo, gerentes e vendas que a parceria entre Oto CRM e Solar Móveis e Eletros atingiu aumento de 4.4% de conversão utilizando campanhas personalizadas e mais de 97 mil conversas iniciadas através do aplicativo para vendedores. Mas para isso acontecer, é importante utilizar a solução diariamente, realizando as sugestões e entrando em contato com os clientes.