Não espere o cliente entrar na loja: use um sistema CRM para aumentar as vendas no varejo

Equipe do Oto
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sistema CRM

Aumentar as vendas no varejo, de forma geral, é um grande desafio para todas as marcas. Mas tudo fica ainda mais complicado quando as lojas não contam com soluções que a ajudem a conhecer a fundo o perfil de seus clientes e melhorar a experiência de compra. Um sistema CRM, por exemplo, é um ótimo aliado nisso, pois permite que a equipe de vendas trabalhe de forma ativa e preditiva, gerando tráfego tanto para loja física como para e-commerce. Além disso, também garante interações mais eficientes com os clientes.

O comportamento dos consumidores se tornou mais digital com a pandemia. A participação do online nas vendas totais do varejo passou dos 20% no primeiro semestre de 2021, segundo a Fundação Getúlio Vargas. No entanto, a volta para a loja física é uma realidade, por isso, é fundamental garantir estratégias omnichannel, que integram o digital com o físico, para melhorar ainda mais a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.

Leia também: Panorama da estratégia omnichannel traduz a nova anatomia do varejo: veja os números do setor e cases práticos

Continue a leitura para saber como um aplicativo CRM pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas no varejo físico ao empoderar vendedores e tornar sua marca mais próxima dos clientes.

Como um sistema CRM ajuda a aumentar as vendas no varejo físico?

Um dos grandes desafios do varejo é a boa experiência do consumidor. É fundamental que os vendedores tenham mais proatividade na operação de venda, sem ficar esperando o cliente entrar na loja.

As marcas que oferecem a melhor experiência, em todos os pontos de contato com os clientes, utilizando diferentes recursos e tecnologias para dar suporte à decisão de compra saem na frente, porque transformam o vendedor em um canal dentro do lifecycle, alinhado às estratégias de CRM da loja.

Além disso, o bom relacionamento com uma marca é bastante valorizado pelos consumidores na hora de escolher de quem comprar e fechar o negócio. Interações que partem da loja e que são baseadas em informações sobre o relacionamento com esses clientes, por exemplo, são as que mais têm proporcionado resultados positivos em vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou, para 96,7% dos consumidores, ser bem atendido significa ser ouvido. Personalização e empatia estão entre o que os clientes mais esperam ao se relacionar com uma empresa.

Nesse caso, a personalização do atendimento pode ser feita com o auxílio de um sistema CRM para varejo, que armazena de forma inteligente tudo que é importante sobre os clientes, além de integrar as estratégias online e offline, empoderando o vendedor.

Com as informações e histórico de cada cliente, o vendedor pode entrar em contato com uma mensagem exclusiva e que faz sentido dentro da jornada com a marca. Estar próximo do cliente, demonstrando que a marca o conhece e está atenta às suas preferências é algo muito valioso para esse relacionamento.

Leia também: Inclua o seu vendedor na Transformação Digital

Sistema CRM + estratégias pelo WhatsApp

Aliado a estratégias digitais, como o chat commerce pelo WhatsApp, um sistema CRM ajuda a estreitar o relacionamento e iniciar uma conversa personalizada com cada cliente, permitindo que o vendedor ofereça produtos que sejam do seu interesse.

Lembrando que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado pelos brasileiros. Por ser já tão popular para conversas pessoais, também se tornou uma das principais ferramentas para compra e venda de produtos.

Uma pesquisa realizada pela Accenture apontou que 83% dos consumidores do país usam o aplicativo para conversar com o vendedor durante a jornada de compra.

Além disso, segundo a pesquisa, a taxa de abertura das mensagens do WhatsApp é de quase 100% e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%, o que prova o quanto o chat commerce por meio desse aplicativo é vantajoso para estratégias de vendas.

Vantagens de um sistema CRM para a loja física

De maneira resumida, podemos dizer que um sistema CRM permite aumentar as vendas no varejo e traz vantagens para a loja física, ao:

  • Registrar e integrar as informações dos clientes – online e offline, para garantir uma jornada omnichannel;
  • Empoderar o vendedor, indicando oportunidades de vendas específicas para cada cliente;
  • Estreitar o relacionamento entre a marca e o cliente ao permitir que o vendedor interaja demonstrando que conhece e se importa com o consumidor;
  • Possibilitar personalização e empatia no atendimento, valores que estão entre os que os clientes mais esperam do relacionamento com uma empresa;
  • Viabilizar o chat commerce pelo WhatsApp, meio que tem sido amplamente usado pelos consumidores, aumentando as chances de abertura das mensagens e de engajamento;
  • Garantir que o time de vendas seja ativo, preditivo;
  • Reduzir a ociosidade da pessoa vendedora. Em média, 40% do tempo de uma pessoa vendedora é ocioso ou utilizado para ações não relacionadas a vendas, como organizar loja, vitrine ou estoque. Com um sistema CRM para varejo, não precisa esperar um cliente entrar na loja e assim, é possível utilizar todo tempo do vendedor para realmente vender.

Leia também: Panorama da estratégia omnichannel traduz a nova anatomia do varejo: veja os números do setor e cases práticos

Conheça o Oto CRM

O Oto é um aplicativo de CRM desenvolvido para o varejo, com o objetivo de empoderar os vendedores da loja física, entregando a eles os dados dos clientes e estratégias alinhadas ao lifecycle do consumidor. Alguns das informações disponibilizadas no app são:

  • Dados do perfil do consumidor;
  • Classificação de personas e RFV;
  • Histórico de interação com os vendedores;
  • Histórico de compras On e Off;
  • Comportamento de navegação online.

Além disso, o Oto faz sugestões diárias de como abordar os clientes, indicando ações dentro da jornada de cada um deles, como um produto novo que chegou, um carrinho abandonado no e-commerce, uma mensagem de aniversário ou o crédito disponível no cashback, por exemplo.

Não espere o cliente entrar na loja para vender: torne seu time ativo, preditivo e reduza a ociosidade da loja física. Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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