Tendências e desafios do mercado varejista

Equipe do Oto
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8 min de leitura

Se você quiser arrasar nas vendas, precisa de agilidade. O mercado varejista está se transformando rapidamente, e sua loja tem que acompanhar essas mudanças para alcançar excelentes resultados.

A tecnologia tem papel central para entender os diferentes tipos de comportamento do consumidor e proporcionar melhores experiências, o que pode trazer oportunidades incríveis para o seu comércio!

Para te ajudar a se manter competitivo e atualizado, o Oto CRM reuniu neste artigo as principais tendências e desafios do varejo. Faça a leitura, aproveite os insights e saia na frente com a sua loja!

Transformações que vão do comportamento de compra ao ponto de venda

Lojas físicas e digitais mudaram. E não estamos falando da prevalência de uma sobre a outra, como muitos palpites apontavam. A tendência para quem quer vender mais é a integração O2O (online to offline), ou seja, unir o físico ao online em uma experiência sem barreiras entre os diferentes canais.

É preciso entender que o consumidor faz caminhos diversos para conhecer produtos e marcas. Explicamos melhor: quantas vezes você já foi a uma loja pessoalmente para ver um produto e, depois, fez a compra pela internet?

E quantas vezes você já pesquisou o preço e qualidade de um produto em vários sites antes de comprá-lo na loja física?

Dados publicados pelo site Think With Google apontam que:

  • 74% dos compradores pesquisaram algo sobre a loja física antes de irem às compras (como, por exemplo, localização, estoque, avaliação, informações de contato); estratégias omnicanal incrementam uma taxa de 80% mais visitas à loja física;
  • 67% dos brasileiros não têm preferência de local de compra (online ou offline) desde que obtenham o produto que desejam.

É o que tem acontecido com cada vez mais frequência no mercado varejista. E isso mostra que o seu foco deve estar no relacionamento com o cliente, pois ele trafega facilmente entre o on e o offline e procura por uma experiência omnicanal.

E as transformações não param por aí!

Principais tendências no mercado varejista

Todos os canais foram influenciados por novas percepções e exigências dos clientes. Independentemente do formato, sua loja precisa estar atenta às tendências, para se enquadrar ao que há de mais atual no mercado.

Confira as principais tendências e saiba como aplicar isso à sua estratégia.

Interação com diferentes gerações

Você sabia que 82% dos consumidores com mais de 60 anos tem um smartphone? O dado foi divulgado pela empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International, em janeiro de 2022.

E mais: 60% deles visitam algum site de rede social pelo menos uma vez por semana, e 21% participam de jogos digitais semanalmente.

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que esse é um direcionamento importante para o varejista no Brasil. A entidade apurou que 71% dos brasileiros na terceira idade utilizam smartphone, e 46% deles compram via aplicativos.

A projeção do IBGE é de que a população acima de 60 anos chegue a 88,9 milhões de pessoas (cerca de 40% da população) nos próximos 20 anos. Portanto, é essencial ter visão a longo prazo e conhecer o seu público para saber o quanto essas pessoas já representam no total das suas vendas. Criar estratégias para se comunicar com o público com mais de 60 anos é um item que deve ser incluído no planejamento da sua loja!

O dever pela sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões climáticas e têm se conscientizado sobre suas contribuições individuais para melhorar emissões de carbono e outros problemas relacionados às condições do planeta.

O tema de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) foi um dos destaques entre as abordagens da NRF 2022: Retail’s Big Show — um dos maiores eventos do mercado varejista no mundo. Diminuir os impactos e mostrar o quanto a loja é adepta a iniciativas sustentáveis pode agregar valor à marca e, consequentemente, às vendas.

Afinal, segundo estudo do Euromonitor, essa é uma questão que impacta diretamente na decisão de compra dos millennials e geração Z. Reduzir embalagens, fazer parcerias com projetos ou ainda buscar alternativas para a logística das entregas de compras online são algumas das alternativas para incorporar na sua loja.

Experiência conectada

O consumidor conectado é imediatista e busca praticidade. As lojas que não se adequarem a essa nova realidade ficarão para trás, já que muitos aspectos da jornada de compra são influenciados por esse comportamento .

Na sequência, apresentamos os principais pontos relacionados a essa tendência.

Presença no mundo digital

Ainda que você não venda pela internet, é importante ativar formas de atendimento online.

Essa é uma maneira de estar visível a qualquer hora, em qualquer lugar. Digitalizar o seu negócio não significa eliminar o ponto de venda físico, e sim ampliar as possibilidades de contato com os clientes!

A loja física é o lugar da experiência

O ponto de venda físico foi ressignificado em meio às transformações digitais aceleradas no mercado varejista. Desse modo, é preciso articular ideias que utilizem a loja física estrategicamente.

Pense em como oferecer experiências que seriam limitadas nos meios digitais, mas que podem explorar oportunidades da loja física para potencializar suas vendas.

Formas de pagamento

Na hora de pagar, a flexibilidade pode fazer toda diferença para o seu cliente. O PIX, por exemplo, é um meio de pagamento rápido e que facilita as vendas online e offline. Uma sugestão é incluir essa possibilidade na loja e agregá-la a promoções.

Ferramenta conversacional

Já que estamos na era do consumidor conectado, nada mais justo do que aproveitar todas as chances possíveis de criar aberturas para abordá-lo. O chat commerce cumpre essa função!

O WhatsApp tem grande eficiência nesse sentido, e junto a tecnologias especializadas reúne um grande potencial de aumento nas conversões. As vendas assistidas e o atendimento personalizado favorecem a atuação da equipe de vendedores.

Acesse agora o e-book: Inclua o seu vendedor na Transformação Digital!

Omnicanalidade no mercado varejista

Ainda que você esteja por dentro de todas as tendências do varejo, não há como obter êxito em um planejamento estratégico que não leve em conta a configuração de loja omnicanal.

Dar suporte a uma jornada que integre os diferentes canais de um varejo melhora a qualidade da relação entre empresa e cliente. Por isso, o atendimento deve ser o mesmo em todos os pontos de contato! Uma tendência muito atual no varejo é o Click & Collect (Clique e Retire), onde é possível comprar online e retirar na loja física. Algumas lojas já estão disponibilizando também a devolução de pedidos do e-commerce no ponto físico.

Centralizar ações e dados são premissas básicas para estabelecer práticas de omnicanalidade! E, para conquistar esse e outros objetivos ligados a todas as tendências deste artigo, vamos te contar o que fazer no próximo tópico.

Como o Oto ajuda o mercado varejista?

A sua loja já tem uma tecnologia especializada para impulsionar o crescimento do negócio?

Com o propósito de atuar como um ecossistema completo com as melhores soluções para o varejo, o Oto CRM possui funcionalidades que apoiam o time de vendas, a loja e a marca.

No quadro abaixo, você pode ter uma breve ideia dos recursos oferecidos pelo sistema em cada uma dessas frentes:

Time de vendasLojaMarca
Sugestões diárias de contatos de lifecycleGestão da performance de vendas (por loja e por vendedor)Dashboard sobre desempenho nos canais digitais
Campanhas promocionaisAnálise loja-a-loja da base de consumidoresVisão analítica da base de consumidores
Vendas por chat-commerceAnálise NPS loja-a-lojaCaptura de comportamento online identificado
Acesso a dados completos dos consumidores (perfil, histórico e comportamento)Visão analítica de personas e clusters por lojaVisão analítica de CRM sobre lojas e produtos
Visibilidade sobre a estratégia da marcaRanking de vendedores por diversos KPIsVisão omnichannel da receita

O resumo mostra como o Oto CRM se encaixa perfeitamente em todas as necessidades de mudança para que sua loja se mantenha competitiva e atualizada.

Quer aumentar as vendas da sua loja física? Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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