Guia definitivo do CRM: tudo que você precisa saber

Equipe do Oto
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5 min de leitura
Guia definitivo do CRM

Se você está buscando como melhorar o relacionamento com o seu consumidor e aumentar a fidelização, o CRM é uma das principais formas para isso. Então é importante entender o que é essa ferramenta e como é possível criar uma estratégia baseada em relacionamento para vender mais, inclusive na loja física. É sobre isso que falaremos neste guia definitivo do CRM. Confira!

O que é CRM na prática?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português). Trata-se de uma ferramenta utilizada para unificar a estratégia de venda em todos os pontos de contato, tendo sempre como foco as necessidades dos clientes.

A gestão desse relacionamento é realizada através do sistema de CRM, que centraliza os dados dos clientes e a interação com a marca durante a jornada de compra. Entre as diversas funcionalidades de um CRM, é possível realizar ações como o gerenciamento do time de vendas e o desenvolvimento de campanhas de recompra.

 

Saiba mais no post Como usar um sistema CRM para aumentar as vendas no varejo

O segredo está no cadastro dos clientes

Os dados são a essência de um CRM. Apenas através deles é possível entender o comportamento e preferências do consumidor e definir estratégias que façam sentido para cada um deles de acordo com sua jornada com a marca.

Para que se tenha o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo, com foco em fidelização, é importante manter o seu CRM sempre atualizado. E isso começa no preparo da equipe de vendas para que se tenha uma cultura cadastral em todos os canais de compra. Assim, garantindo que se está utilizando os dados corretos e atualizados dos clientes.

A integração do CRM com os softwares já utilizados pela marca também é um processo importante, uma vez que permite a criação de um ecossistema multicanal e elimina gaps na operação de vendas. Além disso, com dados mais completos de múltiplas fontes é possível obter relatórios e insights ainda mais valiosos, que podem ser convertidos em campanhas altamente estratégicas.

Como funciona um CRM para loja física?

O Oto é um CRM para loja física que centraliza os dados de vendas online e offline, além de informações de comportamento e interação do cliente. Toda essa inteligência é entregue nas mãos do vendedor através de um aplicativo intuitivo e fácil de usar, empoderando esse profissional e impulsionando a experiência omnichannel no varejo.

A partir da estratégia criada, o Oto envia sugestões diárias de contatos para os vendedores, indicando ações que fazem sentido com o ciclo de vida do cliente, como por exemplo a comunicação de um produto novo que chegou, o resgate de carrinho abandonado no e-commerce, uma mensagem de aniversário ou o saldo disponível no cashback, por exemplo.

O Oto oferece ainda uma plataforma completa para que a equipe de marketing da marca possa analisar os resultados e criar campanhas segmentadas de acordo com os interesses dos clientes. Através dos dados integrados com o Oto, a marca pode colher insights para sua estratégia. Entre eles: produtos preferidos, ticket médio por compra, lojas que mais vendem, desempenho de vendedores, etc.

Use a inteligência de dados para se relacionar

Com o Oto CRM, o vendedor tem à sua disposição dados relevantes do cliente como:

  • informações pessoais;
  • preferências;
  • hábitos de compra;
  • histórico de interação com a marca (online e offline) e muito mais.

Persona do cliente CRM

Com essa inteligência de dados em mãos, o vendedor saberá o melhor momento para entrar em contato. E com isso, direcionar uma comunicação mais assertiva para aumentar as chances de conversão. Tudo por meio de canais digitais aos quais o seu cliente já está habituado, como por exemplo o WhatsApp.

Contato personalizado com cliente pelo Oto

A jornada do cliente e o papel do CRM

A loja física é parte importante da jornada omnichannel e precisa estar conectada a todos os canais para tornar a experiência do cliente única em todos os pontos de contato.

Jornada do cliente no CRM para loja física

Ao usar o Oto CRM de forma estratégica, você consegue criar um ecossistema completo entre a loja física, e-commerce e marketing cloud, garantindo uma experiência que realmente faça sentido para o seu cliente, que é cada vez mais omnichannel. Comunique-se com eficiência e esteja onde o seu cliente está para melhor atendê-lo e fidelizá-lo.

Gostou do nosso Guia Definitivo do CRM? Acompanhe o blog do Oto e entenda melhor sobre como criar estratégias de relacionamento e aumentar as vendas na loja física.

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