Aqui você encontra
Analisar a performance do que passou e estruturar o que deve ser feito é essencial para garantir bons resultados. Por isso, nós trouxemos um conteúdo que vai ajudar na construção de estratégias de CRM para sua loja física ter sucesso o ano inteiro, aproveitando a sazonalidade como gatilho para o início do lifecycle, ou seja, o ciclo de vida do cliente com a sua marca.
Vamos lá?
De olho nas campanhas sazonais
Basta olhar o calendário anual para ver as diversas possibilidades que as marcas podem explorar. As datas comemorativas são responsáveis por uma grande fatia da receita anual do varejo, e existem algumas que são consideradas estratégicas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado, na semana do Dia das Mães de 2022 (2 a 8 de maio), o e-commerce teve alta de 5% e as vendas nas lojas físicas cresceram 20%.
As campanhas sazonais da sua loja devem compreender o período antes e durante a data promocional. É aqui que temos uma ótima oportunidade para o público conhecer a sua marca e realizar a primeira compra, assim iniciando o lifecycle na sua loja com aquele consumidor.
💡 Você sabia? Lifecycle é o ciclo de vida do cliente na sua loja, ou seja, cada etapa que ele percorre, antes, durante e após a compra. Entender como funciona o lifecycle de cada cliente é essencial para conseguir impactá-lo com a campanha certa na hora certa.
Mas, para estender o ciclo de vida e estreitar o relacionamento, é preciso realizar o cadastro do cliente. A campanha em torno de uma data é o melhor momento para colher os dados iniciais daquele consumidor que chega até a loja, ou seja, é a chave de ignição para o que virá a seguir. Com o cadastro correto, será possível usar os dados para criar segmentações personalizadas e envolver esse cliente em campanhas de comportamento ao longo do ano.
Leia também:
Fique de olho nas previsões para o varejo em 2023
Campanhas de comportamento
As campanhas de comportamento são estratégias de CRM baseadas nos hábitos e interesses do consumidor, com o objetivo de fidelizar o cliente através de comunicações que impactem de maneira positiva, na hora certa, e estimulem a recompra e/ou aumento do ticket médio.
Para colocá-las em prática, é imprescindível ter o auxílio de um bom CRM que mapeie as preferências de consumo e facilite o relacionamento. Quanto mais dados a sua equipe tiver em mãos, mais certeira será a abordagem.
Aqui vão alguns exemplos de campanhas de comportamento que a sua loja pode adotar:
- Carrinho abandonado;
- Aniversário;
- Cashback;
- Produtos que chegaram na loja;
- E muito mais.
Além desses exemplos, existem várias outras campanhas que podem ser colocadas em prática simultaneamente, basta identificar qual estratégia é mais adequada para o seu público e objetivos.
O papel do vendedor e a importância do Lifecycle do Varejo
O vendedor é a peça-chave para essa estratégia. Ele é o responsável pelas principais ações do lifecycle, desde o cadastro do cliente até a ativação das demais campanhas. Quando o vendedor dispõe das informações certas, ele tem o poder de se relacionar com o cliente o ano inteiro, de maneira natural e com uma abordagem muito mais estratégica, orientada por dados.
O lifecycle do varejo é uma forma de estruturar a jornada do cliente e qual a melhor forma de se relacionar, baseado no seu comportamento. Além de ter como objetivo a fidelização, através do lifecycle você também tem insights para impactar os clientes que já são fiéis a sua marca, aumentando a recorrência de compra e o ticket médio.
Otimize suas estratégias de CRM e venda mais
E para ter uma estratégia mais assertiva, você pode contar com o Oto. O Oto é um CRM voltado para o varejo, no qual a sua equipe pode acompanhar o histórico de compras do cliente, analisar hábitos, encontrar oportunidades de contato e desenvolver um relacionamento cada vez mais próximo.
Quer saber mais sobre o lifecycle do varejo e aprender a criar estratégias de CRM infalíveis para 2023? Baixe o nosso e-book e tenha acesso a um material completo sobre como aliar campanhas sazonais e de comportamento, focando na fidelização do cliente.