Dia dos Pais: 5 dicas para vender mais na loja física e criar novas relações

Equipe do Oto
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7 min de leitura

O Dia dos Pais se destaca como uma das datas comemorativas mais importantes do calendário promocional. Portanto, é preciso elaborar estratégias de vendas capazes de suprir as demandas do público, cobrindo tanto os canais on-line quanto off-line.

E é disso que vamos tratar no artigo de hoje. A seguir, damos dicas para sua loja incrementar as vendas e conquistar de vez os clientes neste período do ano. Aproveite!

Dia dos Pais de 2021 apontou recuperação no comércio

O Dia dos Pais de 2021 foi considerado o maior de todos os tempos para o e-commerce brasileiro. O faturamento chegou a R$ 6,2 bilhões no período, com ticket médio de R$ 449,28. Os dados são da empresa de consultoria Neotrust.

Outro levantamento mostra o desempenho das lojas físicas. Houve um aumento expressivo em relação ao próprio desempenho de 2020.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas em shoppings subiram 45,4% na Semana dos Pais do ano passado, movimentando R$ 3,8 bilhões, com ticket médio de R$ 193. Nas lojas de rua, o ticket médio foi de R$ 88, 37,6% mais que no período anterior.

Esse crescimento, que inclusive superou as expectativas dos lojistas, tem relação com a retomada econômica após o período mais crítico da pandemia de Covid-19. A tendência é que comportamentos de consumo semelhantes permaneçam em 2022.

Ou seja: se a sua intenção é melhorar as vendas na loja física, saiba que haverá oportunidade para crescer. De qualquer modo, é necessário considerar o impacto que os meios digitais têm entre os consumidores.

Estratégias de vendas para o Dia dos Pais 2022

Num cenário phygital, é preciso estar presente em meios que façam sentido para sua estratégia. Por exemplo, o cliente pode ser impactado com um anúncio no Instagram, mas depois ir até o ponto de venda mais próximo para adquirir o produto.

Diante dessa realidade, elaboramos algumas sugestões para você aproveitar a época de Dia dos Pais. Elas vão ajudar seu negócio a vender mais e elevar a fidelização, garantindo aumento na frequência de compra e na construção de relacionamento com o cliente. Confira:

Personalize a comunicação

Antes de tudo, devemos lembrar que datas comemorativas são um tópico sensível. Algumas pessoas cresceram sem a presença do pai em casa, ou então perderam a figura paterna e não comemoram mais esta época.

Pensando nisso, o primeiro ponto é entender se o cliente tem interesse em receber comunicações sobre Dia dos Pais, Dia das Mães ou outras ocasiões do gênero. Essa pode ser uma pergunta na hora do cadastro, ou até mesmo você pode enviar alguma comunicação para seu cliente escolher receber ou não essas comunicações

Antecipe sua campanha

Os filhos começam a procurar presentes para o Dia dos Pais com até um mês de antecedência. Pelo menos foi isso que indicou um relatório do grupo All in, com dados referentes ao período de 2021.

Os principais e-commerces registraram picos de visitas ainda na metade de julho. Esse movimento demonstra uma mobilização geral em busca das melhores ofertas.

Pudera: quem deixa as compras para a última hora corre risco de ficar sem muitas opções. Por isso, ao que tudo indica, o público consumidor aprendeu a se antecipar para essa data comemorativa.

Sendo assim, sua loja deve aproveitar essa janela de oportunidade. As promoções, os descontos e as demais vantagens alusivas ao Dia dos Pais devem ser divulgadas desde já, bem antes do início de agosto.

Dica: comece a comunicação pelos clientes frequentes ou que compraram no ano passado. Assim você valoriza a base mais fiel de contatos.

Outra estratégia é segmentar a verba dos anúncios pela idade do público. Por exemplo, pessoas entre 26 e 50 anos concentram 67,3% dos pedidos nesta época, segundo a Neotrust. Se a tendência se repete na sua loja, esse grupo pode ser o alvo principal.

Cadastre seus clientes

Quem acompanha nosso blog sabe que entender a jornada do cliente é um ponto relevante para as estratégias de vendas do varejo. Afinal, é preciso saber onde o público está, quais canais de comunicação utiliza e o que procura ao se relacionar com a marca. 

Identificar o cliente é a base para criar uma estratégia de CRM que aumente a fidelização e a recorrência das compras. Isso significa que a loja não está focada somente no volume de vendas, mas, sim, nas pessoas. É ao conquistá-las, com estratégias de lifecycle, que a marca garante a sustentabilidade dos negócios.

Considerando esse aspecto, lembre-se de manter em dia o cadastro de sua base. Durante a campanha, vale incentivar o usuário a receber mensagens no WhatsApp para acompanhar as novidades da loja.

Quanto antes você fizer isso, melhor. Há mais oportunidade para se comunicar, entender o comportamento das pessoas e, claro, entregar ofertas personalizadas antes que o Dia dos Pais chegue.

Desse modo, você precisa se mostrar relevante para o cliente e tratá-lo como ele gostaria de ser tratado. É necessário conhecer o consumidor a fundo para oferecer apenas conteúdo que faça sentido dentro da sua jornada.

Acerte no mix de produtos

No ano passado, de acordo com o relatório All in, a procura maior no período de Dia dos Pais foi por produtos da categoria Beleza (29%), seguida de Moda e Acessórios (28%) e Farmácia e Saúde (15%). Porém, ao observarmos os pedidos finalizados, a ordem se inverteu: Moda e Acessórios (30,2%), Beleza (16%) e Farmácia e Saúde (13,8%).

A Neotrust traz informações semelhantes. Falando apenas de compras efetuadas on-line, a categoria Moda e Acessórios foi campeã em volume de vendas (21%). Logo depois veio Beleza, Perfumaria e Saúde (16,2%), com destaque para os produtos para a barba. Em seguida, Artigos para Casa (10,6%).

No levantamento da Abrasce, que abrange shoppings e comércio de rua, os itens mais procurados foram: vestuário; artigos esportivos; livrarias, papelarias e afins; móveis; eletroeletrônicos; chocolates; cosméticos; e bebidas.

Tendo em vista essas informações, a dica é monitorar o comportamento dos consumidores para saber quais produtos são de interesse do público na data comemorativa. Dessa forma, você pode otimizar a segmentação dos anúncios, ou mesmo o layout das vitrines da loja física, com os itens principais à mostra.

Retenha os clientes

Depois de atrair e converter, o desafio é reter os clientes. Aí entram diversas táticas, entre as quais podemos destacar as seguintes:

  •  Atuar com um sistema de cashback para incentivar novos pedidos e aumentar a frequência de compra;
  • Oferecer cupons de desconto personalizados, com base na sazonalidade, no perfil do consumidor ou no seu histórico de pedidos;
  • Disponibilizar compra on-line com retirada na loja, sem custo de frete, ou então entrega em casa com frete grátis para pedidos acima de determinado valor;
  • Reforçar o atendimento personalizado.

Conclusão: tenha um CRM de qualidade

O CRM é a melhor ferramenta de marketing que sua loja pode ter para por todas as dicas de hoje em prática. Centralize  as informações a respeito dos clientes, garantindo uma experiência de compra mais fluida entre o on-line e o físico.

Saiba mais: 4 diferenciais do CRM para o varejo

Com Oto CRM, você pode acompanhar o histórico de compras do cliente, encontrar oportunidades de contato e desenvolver estratégias de vendas específicas para cada pessoa. Dessa maneira, as chances de conversão aumentam bastante.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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