5 dicas para vender muito no Dia dos Namorados

Equipe do Oto
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dia dos namorados

O calendário do varejo tem diversas datas especiais para as vendas, e o Dia dos Namorados é uma das mais esperadas!

As estimativas atuais apontam para crescimento nas vendas em comparação a 2021, com aumento de 74% no ticket médio. A NielsenIQ divulgou que os brasileiros pretendem investir, em média, R$481 no valor dos presentes.

Esse é o maior valor já registrado para a data desde 2001! Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas para que a sua loja venda muito no Dia dos Namorados:

  • Utilize a estratégia phygital
  • Fidelizar é um ótimo negócio!
  • Motive seu time de vendas
  • Capriche na exposição dos produtos
  • Personalize kits de Dia dos Namorados

Para saber como colocar tudo isso em prática, siga com o Oto até o final deste texto e prepare-se para turbinar os resultados do seu negócio!

1. Utilize a estratégia phygital

O quanto a sua loja está conseguindo explorar possibilidades em diferentes pontos de contato?

Preste atenção no levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC):

  • 75% das pessoas pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras do Dia dos Namorados.
  • Entre elas, 83% afirmam que farão essa busca online (em sites, aplicativos e redes sociais).

Isso demonstra o quanto é importante estender suas ações de modo O2O (online to offline , e vice-versa)! Uma loja física pode, por exemplo, ampliar consideravelmente o alcance das divulgações com a internet. Outra possibilidade é o aprimoramento das abordagens aos clientes.

Por meio de um bom CRM para varejo, é possível identificar dados coletados em todos os canais de vendas e de comunicação com o público. Esse tipo de informação melhora muito o atendimento, já que a loja, online ou física, pode oferecer o que o cliente realmente gosta ou procura.

Lojas 100% digitais, por sua vez, podem se aliar a marcas com presença física e que tenham produtos complementares, com o intuito de fortalecer o negócio e chegar a um público maior.

Também podem contar com essas unidades para melhorar sua logística de entrega, oferecendo a opção de Click & Collect (Clique e Retire) em lugares parceiros, que como já comentamos aqui no blog, é uma das fortes tendências do mercado varejista!

O importante é entender como a sua empresa deve agir para adotar estratégias integradas, ser uma loja omnicanal, melhorar a experiência do cliente e seguir a tendência phygital.

2. Fidelizar é um ótimo negócio!

Por falar em qualidade da relação com o consumidor, você sabia que, segundo a Deloitte, 75% das empresas brasileiras passaram a investir mais em experiência híbrida em 2022? A transformação digital está pulsando forte no varejo.

Isso tem tudo a ver com a fidelização dos seus clientes. Sistemas de integração entre on e offline podem favorecer:

  • políticas de trocas e devoluções;
  • atendimento mais rápido e prático;
  • inovação nas ações promocionais;
  • enriquecimento da base de dados dos clientes;
  • qualificação e customização das abordagens da equipe de vendas durante o atendimento.

Todos esses pontos melhoram a experiência e aumentam as chances de que o cliente volte a comprar, especialmente se um bom trabalho de pós-venda for feito!

Sem contar que fica muito mais fácil promover campanhas com benefícios, como é o caso do cashback. Uma data como o Dia dos Namorados é o momento certo para oferecer esse tipo de vantagem!

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3. Motive seu time de vendas

Se você acompanha o blog do Oto, já sabe que defendemos a ideia de que o time de vendas é protagonista na sua loja! Procure envolver a equipe nas ações e incentive os profissionais a aproveitarem ao máximo essa data comemorativa.

A loja pode colocar em prática uma ação motivacional, como um ranking de desempenho. Pense em formas saudáveis de competição para que as metas sejam alcançadas e, quem sabe, até superadas!

4. Capriche na exposição dos produtos

Pense em maneiras de despertar a emoção das pessoas, tanto na vitrine da loja física quanto nas peças a serem divulgadas nas redes sociais.

Quanto mais a sua loja se envolver com o consumidor, maior será a probabilidade de que ele escolha o seu produto. Instigue os sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar e tato) para proporcionar uma experiência diferenciada.

Por exemplo, quando for organizar uma vitrine, você pode utilizar a regra de três. Nessa estratégia, os produtos devem ser agrupados em grupo de três: pode ser lado a lado ou então em degraus, um abaixo do outro.

O motivo para isso é muito simples: os olhos humanos buscam por simetria! Existem várias outras formas de aplicar essa técnica, como separar produtos por categorias de preços, cores e/ou tamanhos para estimular o consumidor a comprar mais, sem perder tempo buscando outras opções ao redor.

Outra dica valiosa é apostar em músicas que combinem com o perfil do seu público-alvo para as campanhas ou para o som ambiente da loja.

5. Personalize kits de Dia dos Namorados

Além da decoração e ambientação, a loja pode pensar em kits de presentes personalizados.

Use os dados que você tem sobre o comportamento de consumo do seu público para entender as preferências e montar kits mais assertivos para cada tipo de perfil. Essa é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio e também girar os produtos que estão parados no estoque.

Por exemplo, um kit pode ser formado por itens diferentes, mas que se complementam, como um kit de camiseta e shorts, ou dermocosméticos da mesma linha. Ou então, os kits podem ser do mesmo produto, com várias quantidades, como três pares de meias, dois cases de celular. Outra super dica é separar indicações de presentes por faixas de preço, considerando o ticket médio que seus clientes costumam gastar.

Fazer promoções e oferecer descontos é pouco perto de tudo que recursos tecnológicos podem proporcionar ao seu planejamento de vendas. Utilize técnicas de marketing personalizado e impulsione seus resultados!

Aumente as vendas da sua loja! Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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