Como vencer os desafios do varejo e vender mais?

Equipe do Oto
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desafios do varejo

O período pós-pandemia trouxe muitas mudanças e dúvidas, especialmente sobre aspectos econômicos. Porém, junto com os novos desafios do varejo há também diversas oportunidades para aumentar as vendas e tornar o seu negócio cada vez mais inteligente.

Um retrato do varejo e dos consumidores brasileiros

O varejo, no Brasil e no mundo, atravessou turbulências fortes com incertezas econômicas e sociais, especialmente durante a pandemia. Os números, porém, indicam que o setor voltou a respirar. O índice de confiança do comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 2,5% e a economia teve o crescimento mais forte desde 2010, com a produção de R$ 8,6 trilhões em bens e serviços finais.

São pontos fundamentais para dar a volta por cima sobre a queda considerável atravessada pelo País, que há 32 semestres mantém o PIB abaixo do último pico observado em 2014. O obstáculo mais expressivo, por sua vez, é a inflação, que chegou a 10,54% em fevereiro de 2022.

O Panorama do Comércio, estudo divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), indicou que 76,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Mais do que nunca, é preciso inovar e se colocar no lugar do consumidor para conseguir manter as vendas em alta.

O que fazer para superar os principais desafios do varejo

Com alguns índices positivos a curto prazo e ainda muitas inseguranças, o melhor a ser feito é destacar e potencializar as oportunidades. Os próprios desafios trazidos pelo mercado podem ser revertidos em boas chances de vendas, como:

  • integrar meios online e offline (omnicanalidade);
  • coletar e armazenar dados dos clientes;
  • disponibilidade de informações para a equipe de vendas;
  • planejamento estratégico de campanhas eficientes;
  • adaptação às mudanças de consumo e de comportamento do público.

Mas afinal, o que você pode fazer para alcançar uma boa performance?

Acompanhe a transformação digital

Lojas físicas e digitais estão passando por situações similares. Não existem mais fronteiras entre um e outro, e o contexto phygital se dissemina cada vez mais no mercado.

É preciso analisar toda a jornada do consumidor, e não apenas a compra de fato. De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, 15% das pessoas continuam fazendo compras online e presencialmente. Porém, 50% delas têm preferido comprar pela internet.

Quando damos um passo atrás, percebemos que muitos clientes pesquisam na internet antes de tomarem uma decisão de compra. É nesse momento que os canais se cruzam!

  • 49% dos consumidores procuram por avaliações sobre uma loja física no Google;
  • 44% deles conferem a reputação da marca em sites de reclamação;
  • 33% dos clientes visitam perfis na loja nas redes sociais.

Por essa razão, investir em um sistema que centralize os pontos de contato da sua marca e viabilize uma estratégia de vendas e de marketing omnichannel é essencial para seguir esse movimento!

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Conheça a fundo o seu público-alvo

Seguindo ainda na linha da digitalização do seu negócio, aposte em uma solução completa capaz também de reunir e armazenar adequadamente todas as informações possíveis sobre a sua base de clientes.

Quando sua loja sabe exatamente quais são as preferências, o histórico de compras realizadas ou não concluídas e as interações que determinada pessoa já teve com a sua marca, fica muito mais fácil vender!

Quer um exemplo?

Sete em cada 10 pessoas afirmam que fechariam a compra de um carrinho abandonado caso recebessem um cupom de incentivo. E, segundo a Opinion Box, 78% dos entrevistados têm o hábito de desistir de uma compra na reta final.

Com esse tipo de informação em mãos, tanto uma loja física quanto uma loja virtual podem concretizar vendas e aumentar as conversões agregando valor à experiência do cliente. Você poderá planejar ações de marketing personalizado no varejo, aumentando em até 15% suas taxas de conversão!

Integre canais de vendas

Manter práticas de omnicanalidade e integrar todos seus canais de vendas é o único caminho para fortalecer estrategicamente a sua loja.

Conectar todos os pontos de contato, em vez de promover ações isoladas, torna o alinhamento das iniciativas e a atuação da equipe de vendas muito mais eficiente! Com uma loja omnicanal:

  • o relacionamento com o cliente se torna mais transparente e próximo;
  • a comunicação da sua marca favorece um posicionamento consistente no mercado;
  • a gestão obtém visibilidade completa e detalhada sobre a performance do time de vendas e dos resultados de cada canal.

Como o Oto ajuda o seu negócio?

O Oto é um sistema de CRM, ou Customer Relationship Manager. Especializado em varejo, reúne em um mesmo ambiente dados de vendas online, offline, informações de comportamento e interação entre varejo e consumidor.

Ele atende todos os pontos que abordamos até aqui: proporciona conhecimento sobre o seu público-alvo, oferece recursos para a transformação digital do seu negócio e possui uma estrutura eficaz para conectar todos os seus canais de vendas!

O resultado em números foi comprovado pelo estudo Total Economic Impact, realizado pela Forrester Consulting, para avaliar custos, benefícios e ganhos do Oto com algumas das empresas que já adquiriram a solução.

Os ganhos mais relevantes constatados foram:

  • Retorno sobre o investimento (ROI) de 304%.
  • Aumento de 150% a 300% no alcance com o uso da ferramenta para interações mais qualificadas com a base de clientes.
  • Tempo de retorno financeiro de, geralmente, menos de seis meses.
  • Redução de 85% do risco de violações de segurança no tratamento e uso de dados dos clientes seguindo diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Quer aumentar as vendas da sua loja? Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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