Calendário no varejo: como criar estratégias únicas em datas comemorativas?

Equipe do Oto
Equipe do Oto
8 min de leitura

As datas comemorativas são uma oportunidade indispensável para alavancar as vendas sazonais. Antecipar ideias e manter um calendário atualizado com as principais datas do varejo, garantindo um planejamento ágil, pode contribuir muito para o aumento dos resultados.

Ter um planejamento alinhado às principais datas do mercado, traz a possibilidade de criar campanhas especiais e se conectar emocionalmente com seus consumidores. Além disso, alinhar o calendário às datas comemorativas permite a marca fortalecer o posicionamento da loja em vários canais e atrair novos clientes.

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que:

  • 71% dos internautas gostam de receber ofertas ao abrirem sites ou redes sociais;
  • 58% das compras não planejadas por internautas brasileiros são impulsionadas por notificações de aplicativos de lojas;
  • 61% das compras impulsivas têm como motivo as promoções.

Já deu para perceber que acompanhar o calendário do varejo e ter um bom planejamento aumenta as vendas da sua loja e melhora o relacionamento com seus clientes. Neste artigo do Oto, veja dicas preciosas de como usar o calendário a favor do seu negócio e alcançar resultados incríveis.

Como planejar um calendário no varejo

O primeiro passo é listar as datas principais. Depois, pense especificamente no seu negócio e em quais ocasiões têm a ver com a sua loja. Esse é um diferencial que pode agregar ainda mais em vendas e ainda contribuir para o posicionamento da marca.

Uma vez definidos os períodos, é hora de planejar as ações, como cashback, iniciativas phygital e o que mais a criatividade permitir. Reunir a equipe para um brainstorming pode ser uma ótima pedida nesse momento!

O objetivo é chegar a um calendário promocional de sucesso, e vamos começar pelas datas mais convencionais.

Principais datas comemorativas para o varejo

Para te ajudar na missão, o Oto fez um levantamento com algumas das datas mais relevantes do ano para fins comerciais.

Que tal começar por elas?

Carnaval

Os reflexos da pandemia prejudicaram a realização de eventos, mas não apagaram a paixão do brasileiro pelo Carnaval. Use a criatividade e o humor para planejar iniciativas que divirtam o consumidor.

15 de março – Dia do Consumidor

Aproveite para homenagear e agradecer quem compra na sua loja! Mais do que isso: conquiste novos clientes com uma boa campanha no Dia do Consumidor. A data segue ganhando expressividade entre o público consumidor.

Um levantamento da Opinion Box com a Social Miner apontou aumento de quase 20% das pessoas que passaram a conhecer a data de 2019 para 2020. 64% dos respondentes afirmaram estar cientes da primeira grande data comercial do ano. Então, capriche!

Páscoa

Essa é uma ótima oportunidade para lojas do ramo de alimentos, artigos decorativos e até mesmo vestuário. Porém, não há limites para explorar ideias diferentes e qualquer segmento pode se beneficiar com a Páscoa!

Dia das Mães

Explore a possibilidade das vendas online com os clientes que não estão próximos das mães nesse dia. No caso das lojas físicas, que tal a ideia de oferecer a alternativa de entrega dos presentes?

São apenas algumas sugestões diante de tantas ideias que o Dia das Mães pode trazer!

12 de junho – Dia dos Namorados

Itens de vestuário, cosméticos, bebidas e eletrônicos são muito visados em datas como o Dia dos Namorados. Mas o clima romântico tem potencial de elevar as vendas em vários tipos de comércio! Não deixe de incluir essa data no seu planejamento.

24 de junho – Dia de São João

Fica a critério de cada varejo a opção de comemorar o Dia de São João ou de articular promoções durante todo o mês de junho, famoso pelas festas juninas. É mais uma data que dá abertura para comunicações especiais e campanhas customizadas.

20 de julho – Dia do Amigo

No dia do amigo, experimente estratégias de marketing como o Member Get Member. Estude o perfil do seu cliente e entenda como oferecer benefícios atrativos para que eles indiquem sua loja a amigos e pessoas próximas!

Outra opção é a de montar combos de produtos, do tipo leve dois pague um.

26 de julho – Dia dos Avós

Muito se fala no Dia das Mães e no Dia dos Pais, porém os avós também vêm ganhando espaço entre as campanhas sazonais no varejo. Pense em como a sua loja pode incluí-lo no calendário para ações especiais.

Dia dos Pais

Kits de presentes, sorteios e campanhas que demonstrem a importância do papel paterno no ambiente familiar são boas opções para o Dia dos Pais.

Se você conta com um bom sistema de CRM, pode ainda pensar em mensagens especiais para que o time de vendas inicie conversas e ofereça vantagens diferenciadas aos clientes que são papais!

 Baixe agora o Calendário do Varejo 2022 com todas as datas e outras dicas para vender mais

15 de setembro – Dia do Cliente

Setembro possibilita uma boa visão sobre as vendas dos meses anteriores e uma projeção dos resultados que deverão ser observados até o final de dezembro.

Por isso, é o momento de fazer um balanço e de apostar as fichas em ações que possam impulsionar a lucratividade da sua loja!

Esta data é o mote certo para isso. Fique de olho nos números e pense em oportunidades para incrementar o faturamento reconhecendo quem é fundamental para o sucesso do seu negócio: o cliente!

12 de outubro – Dia das Crianças

Esse é o momento de brincar com o imaginário e de pensar em campanhas divertidas. Não importa o ramo do seu varejo: entre no clima e seja irreverente para se destacar no Dia das Crianças.

Black Friday

A Black Friday marca a abertura do período de vendas de fim de ano, e se popularizou entre os consumidores brasileiros. É uma excelente oportunidade para as lojas aproveitarem estratégias O2O (online to offline, e vice-versa).

Quer uma ideia para alcançar índices de vendas incríveis na reta final do ano? Faça campanhas de cashback durante a Black Friday e aqueça as compras com a sua loja em dezembro.

25 de dezembro – Natal

Para fechar o ano com chave de ouro, eleve à potência máxima a dedicação da sua loja para aproveitar as vendas de Natal! Seja na loja física ou no e-commerce, invista em comunicações temáticas e inspire-se com as celebrações para arrasar nas promoções.

Os resultados dependem de planejamento e estratégia

Mesmo com o mapeamento do seu calendário no varejo, de nada adianta agir sem ter um foco. É preciso compreender quais são os objetivos da sua loja, seguir a estratégia de vendas e planejar onde se pretende chegar com cada iniciativa.

A visão sobre a performance de vendas — seja de um ponto de venda ou de toda uma rede de lojas — é imprescindível para estabelecer metas distribuídas entre as datas do ano. Isso ajuda a mobilizar a equipe e esclarece o objetivo das ações.

Outro ponto importante para se destacar em um mercado competitivo, em que muitas lojas seguem praticamente o mesmo planejamento, é contar com tecnologias in-store que possibilitem campanhas customizadas e recursos diferentes.

Personalize a comunicação com clientes

Imagine como seria se os vendedores da sua loja tivessem em mãos dados de qualidade sobre o comportamento e as interações de cada consumidor com o seu varejo?

Com isso, ele poderia acompanhar as campanhas de marketing e abordar as pessoas de forma pró-ativa no meio físico ou digital, atuando de acordo com as diretrizes da omnicanalidade.

Ações personalizadas de acordo com o perfil do seu cliente, fortalece o relacionamento com o cliente e deixa a programação do seu calendário robusta. Criar réguas de comunicação personalizadas como mensagens de aniversário e outros marcos da relação com seu cliente, além de cupons de desconto e promoções especiais, permite garantir a fidelização do público e uma frequência de compra em seus canais.

É o que soluções como o Oto CRM proporcionam!

Quer aumentar as vendas da sua loja física? Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

Quero experimentar o OTO na minha loja

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu e-mail

    Posts Relacionados

    As estratégias de varejo para a Black Friday 2021

    Se o consumidor brasileiro já trilhava um caminho cada vez mais multicanal e assíncrono para suas compras, a pandemia da Covid-19 acelerou de vez a transformação dessa jornada. Por isso, as novas estratégias de varejo precisam buscar uma perfeita integração entre os canais online e offline para atender a todas as demandas de consumo. Isso […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    14 min de leitura

    Chat commerce ou conversational commerce: as vantagens do varejo de bate-papo

    A venda de produtos e serviços por meio de aplicativos de mensagens já era uma tendência em ascensão, mas com a pandemia de 2020, as marcas passaram a usar o chat commerce ou conversational commerce para se conectar de forma fácil com os clientes e  retomar as vendas afetadas pelo cenário de isolamento social. Segundo […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    7 min de leitura

    Obrigado!

    Em breve enviaremos mais conteúdos.

    E-mail inválido!

    Fale conosco