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As datas comemorativas são uma oportunidade indispensável para alavancar as vendas sazonais. Antecipar ideias e manter um calendário atualizado com as principais datas do varejo, garantindo um planejamento ágil, pode contribuir muito para o aumento dos resultados.
Ter um planejamento alinhado às principais datas do mercado, traz a possibilidade de criar campanhas especiais e se conectar emocionalmente com seus consumidores. Além disso, alinhar o calendário às datas comemorativas permite a marca fortalecer o posicionamento da loja em vários canais e atrair novos clientes.
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que:
- 71% dos internautas gostam de receber ofertas ao abrirem sites ou redes sociais;
- 58% das compras não planejadas por internautas brasileiros são impulsionadas por notificações de aplicativos de lojas;
- 61% das compras impulsivas têm como motivo as promoções.
Já deu para perceber que acompanhar o calendário do varejo e ter um bom planejamento aumenta as vendas da sua loja e melhora o relacionamento com seus clientes. Neste artigo do Oto, veja dicas preciosas de como usar o calendário a favor do seu negócio e alcançar resultados incríveis.
Como planejar um calendário no varejo
O primeiro passo é listar as datas principais. Depois, pense especificamente no seu negócio e em quais ocasiões têm a ver com a sua loja. Esse é um diferencial que pode agregar ainda mais em vendas e ainda contribuir para o posicionamento da marca.
Uma vez definidos os períodos, é hora de planejar as ações, como cashback, iniciativas phygital e o que mais a criatividade permitir. Reunir a equipe para um brainstorming pode ser uma ótima pedida nesse momento!
O objetivo é chegar a um calendário promocional de sucesso, e vamos começar pelas datas mais convencionais.
Principais datas comemorativas para o varejo
Para te ajudar na missão, o Oto fez um levantamento com algumas das datas mais relevantes do ano para fins comerciais.
Que tal começar por elas?
Carnaval
Os reflexos da pandemia prejudicaram a realização de eventos, mas não apagaram a paixão do brasileiro pelo Carnaval. Use a criatividade e o humor para planejar iniciativas que divirtam o consumidor.
15 de março – Dia do Consumidor
Aproveite para homenagear e agradecer quem compra na sua loja! Mais do que isso: conquiste novos clientes com uma boa campanha no Dia do Consumidor. A data segue ganhando expressividade entre o público consumidor.
Um levantamento da Opinion Box com a Social Miner apontou aumento de quase 20% das pessoas que passaram a conhecer a data de 2019 para 2020. 64% dos respondentes afirmaram estar cientes da primeira grande data comercial do ano. Então, capriche!
Páscoa
Essa é uma ótima oportunidade para lojas do ramo de alimentos, artigos decorativos e até mesmo vestuário. Porém, não há limites para explorar ideias diferentes e qualquer segmento pode se beneficiar com a Páscoa!
Dia das Mães
Explore a possibilidade das vendas online com os clientes que não estão próximos das mães nesse dia. No caso das lojas físicas, que tal a ideia de oferecer a alternativa de entrega dos presentes?
São apenas algumas sugestões diante de tantas ideias que o Dia das Mães pode trazer!
12 de junho – Dia dos Namorados
Itens de vestuário, cosméticos, bebidas e eletrônicos são muito visados em datas como o Dia dos Namorados. Mas o clima romântico tem potencial de elevar as vendas em vários tipos de comércio! Não deixe de incluir essa data no seu planejamento.
24 de junho – Dia de São João
Fica a critério de cada varejo a opção de comemorar o Dia de São João ou de articular promoções durante todo o mês de junho, famoso pelas festas juninas. É mais uma data que dá abertura para comunicações especiais e campanhas customizadas.
20 de julho – Dia do Amigo
No dia do amigo, experimente estratégias de marketing como o Member Get Member. Estude o perfil do seu cliente e entenda como oferecer benefícios atrativos para que eles indiquem sua loja a amigos e pessoas próximas!
Outra opção é a de montar combos de produtos, do tipo leve dois pague um.
26 de julho – Dia dos Avós
Muito se fala no Dia das Mães e no Dia dos Pais, porém os avós também vêm ganhando espaço entre as campanhas sazonais no varejo. Pense em como a sua loja pode incluí-lo no calendário para ações especiais.
Dia dos Pais
Kits de presentes, sorteios e campanhas que demonstrem a importância do papel paterno no ambiente familiar são boas opções para o Dia dos Pais.
Se você conta com um bom sistema de CRM, pode ainda pensar em mensagens especiais para que o time de vendas inicie conversas e ofereça vantagens diferenciadas aos clientes que são papais!
Baixe agora o Calendário do Varejo 2022 com todas as datas e outras dicas para vender mais!
15 de setembro – Dia do Cliente
Setembro possibilita uma boa visão sobre as vendas dos meses anteriores e uma projeção dos resultados que deverão ser observados até o final de dezembro.
Por isso, é o momento de fazer um balanço e de apostar as fichas em ações que possam impulsionar a lucratividade da sua loja!
Esta data é o mote certo para isso. Fique de olho nos números e pense em oportunidades para incrementar o faturamento reconhecendo quem é fundamental para o sucesso do seu negócio: o cliente!
12 de outubro – Dia das Crianças
Esse é o momento de brincar com o imaginário e de pensar em campanhas divertidas. Não importa o ramo do seu varejo: entre no clima e seja irreverente para se destacar no Dia das Crianças.
Black Friday
A Black Friday marca a abertura do período de vendas de fim de ano, e se popularizou entre os consumidores brasileiros. É uma excelente oportunidade para as lojas aproveitarem estratégias O2O (online to offline, e vice-versa).
Quer uma ideia para alcançar índices de vendas incríveis na reta final do ano? Faça campanhas de cashback durante a Black Friday e aqueça as compras com a sua loja em dezembro.
25 de dezembro – Natal
Para fechar o ano com chave de ouro, eleve à potência máxima a dedicação da sua loja para aproveitar as vendas de Natal! Seja na loja física ou no e-commerce, invista em comunicações temáticas e inspire-se com as celebrações para arrasar nas promoções.
Os resultados dependem de planejamento e estratégia
Mesmo com o mapeamento do seu calendário no varejo, de nada adianta agir sem ter um foco. É preciso compreender quais são os objetivos da sua loja, seguir a estratégia de vendas e planejar onde se pretende chegar com cada iniciativa.
A visão sobre a performance de vendas — seja de um ponto de venda ou de toda uma rede de lojas — é imprescindível para estabelecer metas distribuídas entre as datas do ano. Isso ajuda a mobilizar a equipe e esclarece o objetivo das ações.
Outro ponto importante para se destacar em um mercado competitivo, em que muitas lojas seguem praticamente o mesmo planejamento, é contar com tecnologias in-store que possibilitem campanhas customizadas e recursos diferentes.
Personalize a comunicação com clientes
Imagine como seria se os vendedores da sua loja tivessem em mãos dados de qualidade sobre o comportamento e as interações de cada consumidor com o seu varejo?
Com isso, ele poderia acompanhar as campanhas de marketing e abordar as pessoas de forma pró-ativa no meio físico ou digital, atuando de acordo com as diretrizes da omnicanalidade.
Ações personalizadas de acordo com o perfil do seu cliente, fortalece o relacionamento com o cliente e deixa a programação do seu calendário robusta. Criar réguas de comunicação personalizadas como mensagens de aniversário e outros marcos da relação com seu cliente, além de cupons de desconto e promoções especiais, permite garantir a fidelização do público e uma frequência de compra em seus canais.
É o que soluções como o Oto CRM proporcionam!
Quer aumentar as vendas da sua loja física? Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.