O que fazer para aumentar vendas no varejo utilizando CRM

Equipe do Oto
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5 min de leitura
aumentar vendas no varejo

Um sistema de CRM é responsável por estabelecer e fortalecer a relação entre loja (física e online) e consumidor, através da inteligência dos dados e relacionamento, sendo uma tecnologia fundamental para o varejo.

Um CRM bem construído e funcional traz novas possibilidades para aumentar as vendas. E neste artigo, reunimos ideias imperdíveis para sua loja colocar em prática e vender mais!

Impacto em vendas com o Oto CRM

Por que uma plataforma de CRM pode influenciar tanto uma operação de vendas no varejo? Além de acompanhar de perto os cases dos clientes da ferramenta, procuramos a Forrester para comprovarmos o potencial impacto econômico do Oto.

A empresa de pesquisa de mercado oferece a metodologia Total Economic Impact (TEI), que avalia soluções a fim de equilibrar custos, flexibilidade, benefícios e riscos de tecnologias disponíveis no mercado.

Depois de ouvir os tomadores de decisão de algumas empresas do mercado de varejo, e analisar todos os pontos relacionados ao uso da ferramenta, concluiu-se que:

  • o alcance das ações das equipes de vendas aumentaram entre 150% a 300%;
  • as conversões tiveram acréscimo de 6% a 8%;
  • a receita geral de vendas teve crescimento de até 20% ao ano;
  • o valor médio gasto por cada cliente teve aumento de 5%;
  • a maior frequência de interações com os consumidores elevou as vendas em 8%.

Descubra, no próximo tópico, o que a sua loja precisa fazer para alcançar esses ganhos também!

Como aplicar estratégias de CRM para aumentar vendas

O apoio de um CRM completo, como o Oto, leva uma loja a vender mais em todos seus canais de vendas. Não podemos nos esquecer que estratégias de sucesso devem ser orientadas pelo conceito phygital!

O CRM faz o mapeamento e tem a capacidade de reunir informações da jornada do consumidor em sua totalidade. Com base nisso, temos algumas sugestões de ação na sequência para inspirar sua loja a faturar mais!

Consulte as preferências do cliente durante o atendimento

Se o vendedor tem conhecimento sobre o histórico de compras do cliente, fica mais fácil acertar na hora de indicar um produto quando ele entra na loja, pois isso qualifica os argumentos de venda.

Entender esse comportamento e somar dados para que loja física e online atuem de forma integrada, proporciona à operação um alinhamento sem precedentes! Sem contar com a qualidade da experiência do cliente.

Lembre-se: um bom atendimento soma muitos pontos e tem sido cada vez mais levado em conta pelo público.

Organize a loja de acordo com o que o seu público procura

A disponibilidade de produtos é um ponto que afeta diretamente a conveniência, independente do meio online ou offline. Com uma base de dados que propicie conhecimento sobre o público-alvo, é possível definir o mix com mais precisão.

Isso implica, inclusive, em uma priorização acertada de itens em catálogos ou mesmo na disposição das mercadorias nas prateleiras da loja física.

É mais um exemplo de como um sistema CRM pode aumentar vendas!

Melhore a confiabilidade da sua loja

Uma pesquisa da PwC sobre o que determina o quanto um brasileiro confia em uma marca destacou os seguintes fatores:

  • proteção dos dados pessoais para 58%;
  • atender as expectativas para 47%;
  • oferecer um atendimento ao cliente excepcional para 47%;
  • compartilhar descontos e recomendações relevantes para 46%.

Todos esses itens são contemplados por um CRM. Já conferimos nos tópicos anteriores como as informações auxiliam a interação entre time de vendas e clientes, certo? Vamos falar, então, sobre a segurança dos dados.

O Oto CRM, em especial, implementa protocolos que reduzem em 85% as chances de violação dos dados armazenados pela loja. Ademais, somente clientes que fornecem autorização podem ser acionados pelos vendedores.

É uma condição relevante para estabelecer uma relação de confiança com o público!

Crie programas de fidelização

Você sabia que, segundo um levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 65% dos brasileiros preferem comprar com marcas que tenham programa de fidelidade?

O Oto CRM viabiliza essa estratégia e oferece, inclusive, um sistema de cashback como uma das opções para articular iniciativas desse modelo com impacto em vendas.

Hábitos de compra, carrinhos abandonados, visitas nas lojas físicas e todas as interações dos clientes são transformadas em dados pelo sistema. Assim, o varejo pode compreender qual benefício contará com mais adesão do público.

Aplique pesquisas de satisfação

Uma plataforma como o Oto CRM não só oferece o suporte para perguntar em tempo real o nível de satisfação dos clientes, como também fornece análises fundamentais para tomadas de decisão.

A Inteligência Artificial ajuda na atuação dos vendedores e utiliza todas essas referências junto a todos os outros dados para direcionar estrategicamente a operação de vendas.

Afinal, o nível de satisfação do cliente é um termômetro eficaz para medir o efeito das ações e trabalhar em melhorias frequentes para aumentar vendas continuamente.

Quer aumentar as vendas da sua loja física? Entre em contato com os especialistas do Oto e conheça soluções pensadas para potencializar os resultados do seu negócio.

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