A importância da qualificação do time de vendas

Equipe do Oto
Equipe do Oto
5 min de leitura

O papel do vendedor vai além de oferecer os produtos certos aos clientes. Essa figura é responsável pelo relacionamento do consumidor com a marca. Por isso, é necessário investir na qualificação do time de vendas – um esforço que garante a melhor experiência possível ao público.

Hoje vamos apresentar uma iniciativa que ajudará a sua equipe a elevar a produtividade e reforçar a qualidade do atendimento. Fique conosco.

Vendedor é ativo fundamental na experiência do cliente

Segundo pesquisa da Opinion Box, 93% dos consumidores consideram a experiência um fator importante ou muito importante na hora da compra. No entanto, para 77% deles, a maioria das lojas ainda precisa melhorar o atendimento.

Os entrevistados também apresentaram um comportamento O2O, intercalando pesquisa na internet, pedidos pelo e-commerce e visitas à loja física. Isso significa que a equipe de vendas deve se digitalizar para fazer parte da estratégia omnichannel, convergindo os canais online e offline.

Por exemplo: quando consumidores têm um problema com a compra realizada na loja física, 23% preferem resolver a questão pelo WhatsApp. Já quem recorre ao e-commerce gosta mais do chat com atendentes de verdade.

Esses dados apenas reforçam o que já comentamos aqui no blog: o vendedor é um importante ativo na transformação digital do varejo. Esse profissional faz a ponte entre os mundos online e offline, identificando oportunidades para se relacionar com o público e, assim, fidelizar clientes.

Portanto, uma equipe de vendas preparada e atualizada é a chave para proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor. Ela vai garantir um atendimento eficaz e certeiro.

Saiba mais: Chat commerce – as vantagens do varejo por bate-papo

Importância da qualificação do time de vendas

A capacitação do time de vendas envolve tanto hard skills quanto soft skills. Além dos treinamentos focados na operação propriamente dita, vale a pena qualificar os profissionais no que diz respeito à comunicação e à abordagem aos clientes nos diversos canais da marca. Acompanhe algumas dicas:

Técnicas de vendas

Começando pelo básico, um vendedor precisa conhecer detalhes do que oferece ao consumidor. Dessa forma, poderá esclarecer dúvidas e até sugerir usos para aquele produto no dia a dia.

Aqui, cabe reforçar a ideia de que não se vende apenas um artigo físico, mas uma solução para a necessidade do cliente. Para tanto, recorre-se a diferentes táticas (escuta ativa, gatilhos mentais, técnicas de abordagem, etc.).

Vendas pelo WhatsApp

A equipe de vendas não precisa esperar pela chegada do cliente à loja física. Em vez disso, pode enviar mensagens personalizadas aos consumidores cadastrados na base.

Os vendedores, então, ficam com a tarefa de identificar as oportunidades, estabelecer contato com o cliente e manter a qualidade do atendimento. Muitas vezes, a finalização da compra ocorre pelo WhatsApp mesmo – e o atendente deve estar capacitado para realizar esse processo.

Comunicação

Por serem representantes da marca, os profissionais de vendas devem se comunicar adequadamente. Isso significa respeitar o mesmo “tom de voz” utilizado nas redes sociais ou nas campanhas publicitárias da loja.

Esse direcionamento é essencial para atribuir uma identidade coesa à marca. Dessa maneira, o cliente sabe o que esperar quando entrar em contato.

Leia também: 5 motivos para investir em tecnologia e avançar nas estratégias omnichannel

Melhor Amigo do Vendedor: plataforma gratuita para capacitação dos vendedores

Agora que já falamos sobre a importância de qualificar o time de vendas, você precisa conhecer o Melhor Amigo do Vendedor. Trata-se da primeira comunidade para vendedores de loja física do Brasil.

A plataforma disponibiliza cursos online e gratuitos. O usuário pode assistir aos vídeos quando e onde quiser! São conteúdos dinâmicos, desenvolvidos para se encaixar na rotina dos profissionais.

Assim, o vendedor se torna protagonista da própria carreira. Ele aprende novas técnicas, desenvolve suas habilidades e permanece em constante atualização para entregar a melhor performance no trabalho.

Como lembra o manifesto do Melhor Amigo do Vendedor, conhecimento é um agente de transformação. Seguindo essa lógica, as equipes podem ir muito além das metas batidas e das vendas fechadas. Elas podem alcançar novos patamares na trilha para o sucesso.

O projeto, inovador no segmento, foi idealizado e é mantido pelo Oto CRM com o apoio das principais instituições do varejo.

Quer saber mais? Acesse o site Melhor Amigo do Vendedor e confira os detalhes dessa proposta. Você também pode acompanhar as novidades no Instagram.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu e-mail

    Posts Relacionados

    Como evitar fraudes na Black Friday

    Com o final do ano cada vez mais próximo, datas como a Black Friday, Cyber Monday e Natal são de extrema importância para o varejo, considerando a grande movimentação financeira que gira em torno do mercado para compra de produtos.  De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, mais de 60% dos consumidores brasileiros […]

    3 min de leitura

    Estratégias de CRM para sua loja física ter sucesso o ano inteiro

    Analisar a performance do que passou e estruturar o que deve ser feito é essencial para garantir bons resultados. Por isso, nós trouxemos um conteúdo que vai ajudar na construção de estratégias de CRM para sua loja física ter sucesso o ano inteiro, aproveitando a sazonalidade como gatilho para o início do lifecycle, ou seja, […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    5 min de leitura

    5 indicadores essenciais para você usar nas análises de sua loja

    Definir indicadores é essencial para monitorar o desempenho da loja. A partir desses parâmetros, você consegue avaliar se as estratégias de vendas estão de acordo com os objetivos, ou se é necessário ajustá-las para trazer resultados ainda melhores. Hoje vamos apresentar alguns dos indicadores mais importantes no varejo. Fique conosco para conhecê-los. Entenda, também, a […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    6 min de leitura
    Duas mulheres, uma asiática e uma branca analisando peças de roupas em uma loja.

    Do online ao offline: como melhorar a experiência do cliente

    As lojas físicas continuam protagonistas no varejo. No entanto, a experiência do cliente também passa pelos canais online. É pela internet que muitas pessoas pesquisam produtos e comparam preços, por exemplo. Por isso, você deve investir numa estratégia omnichannel. Isso significa unificar todos os pontos de contato da marca, tornando seu negócio customer centric. O […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    6 min de leitura

    As estratégias de varejo para a Black Friday 2021

    Se o consumidor brasileiro já trilhava um caminho cada vez mais multicanal e assíncrono para suas compras, a pandemia da Covid-19 acelerou de vez a transformação dessa jornada. Por isso, as novas estratégias de varejo precisam buscar uma perfeita integração entre os canais online e offline para atender a todas as demandas de consumo. Isso […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    14 min de leitura

    Chat commerce ou conversational commerce: as vantagens do varejo de bate-papo

    A venda de produtos e serviços por meio de aplicativos de mensagens já era uma tendência em ascensão, mas com a pandemia de 2020, as marcas passaram a usar o chat commerce ou conversational commerce para se conectar de forma fácil com os clientes e  retomar as vendas afetadas pelo cenário de isolamento social. Segundo […]

    Equipe do Oto
    Equipe do Oto
    7 min de leitura

    Obrigado!

    Em breve enviaremos mais conteúdos.

    E-mail inválido!

    Fale conosco